domingo, 27 de dezembro de 2015

No verão população deve redobrar cuidados com a dengue


O verão está chegando e com ele a temperatura está ficando elevada, porém, no clima típico de verão podem ocorrer pancadas de chuva e por isso a população deve redobrar a atenção no combate ao mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti. A Prefeitura de Itanhaém alerta principalmente aos turistas que visitarão a Cidade durante as festas de fim de ano para que não deixem materiais expostos ao ar livre quando voltarem para suas cidades de origem.
Além de não deixar latas, tampas de garrafa ou pneus expostos, outros materiais podem se tornar criadouros e, geralmente, passam despercebidos pela população. Um deles são as piscinas de plástico de criança. Após o uso é preciso esvaziá-la, já que a água parada torna-se um criadouro. Também ao terminar seu uso, é necessário limpá-la corretamente e esperar secar para depois guardá-la em local fechado, para não juntar água nas dobras do plástico.
Os vasos sanitários também merecem uma atenção especial, principalmente se o banheiro ficar do lado de fora da residência. Para evitar que também se torne um criadouro é preciso colocar cloro e sempre deixar a tampa abaixada.
Reciclar materiais como garrafas e latas é uma boa ação, desde que sejam armazenados em local coberto e encaminhados ao local destinado. Em Itanhaém, há a coleta seletiva do Programa Reciclando a Favor da Vida que passa semanalmente nas residências em dias e horários específicos. Para participar da coleta seletiva Porta a Porta, basta se cadastrar previamente, ligando para os números (13) 3427-6470 (Coopersolreciclando) ou 3427-1600 ramal 1217 (Secretaria de Serviços e Urbanização).
Outro local a ser observado é o jardim. Vasos de plantas devem conter areia nos pratinhos e é preciso manter o local sempre limpo, principalmente os cantos mais isolados, pois o mosquito também pode se desenvolver na casquinha vazia do caramujo. Além de manter a fiscalização se há brinquedos espalhados, como baldinhos de areia, carrinhos e panelinhas de brinquedo, pois por menor que seja, pode tornar-se criadouro também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário