Por Secretaria de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
O Programa Municipal de Equoterapia – Desenvolvendo a Vida foi implantado pela Prefeitura de Itanhaém em 2014 com tratativa do vereador Hugo Di Lallo
Para celebrar as práticas de projetos e ações inclusivas, foi realizado no Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, a cerimônia de entrega do ‘5º Prêmio Ações Inclusivas para as Pessoas com Deficiência’, do Governo do Estado de São Paulo, onde o ‘Programa Municipal de Equoterapia – Desenvolvendo a Vida’ de Itanhaém ficou entre os cinco melhores de 100 projetos participantes.
O Programa visa realizar atividades utilizando o cavalo para melhorar o tônus muscular, equilíbrio, postura, coordenação e habilidades cognitivas. Em 2015, seu primeiro ano de atividade beneficiou 22 crianças com autismo, síndrome de down e paralisia cerebral. Sempre acompanhadas por uma equipe formada por fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo e educador físico, as atividades também colaboram com a recuperação e facilitação da autoconfiança e sociabilização da pessoa com deficiência.
De acordo com a educadora física Camila Zanotto, idealizadora do projeto, o Prêmio é um importante reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado. “Estamos muito felizes, pois os outros trabalhos que concorreram tinham 10 anos e o nosso, com apenas um ano de atividades, já recebeu essa importante homenagem do Estado de São Paulo”.
O objetivo do ‘Prêmio Ações Inclusivas para as Pessoas com Deficiência’ é estimular a implementação de práticas inclusivas e aprimorar a gestão de políticas públicas, em especial na atuação com os municípios paulistas, com ações inclusivas voltadas às pessoas com deficiência.
Os vencedores têm suas práticas divulgadas por meio de uma publicação, distribuída na Cerimônia de Entrega do Prêmio, além de reconhecimento público no website da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Os ganhadores também receberam troféu e placa de Menção Honrosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário