quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Itanhaém avança no uso do pescado na alimentação escolar



A Prefeitura de Itanhaém se tornou a primeira Cidade do Estado a firmar parceria com o Governo Estadual visando incentivar, de forma efetiva, a inclusão do pescado na merenda escolar servida na rede pública de ensino. Um convênio foi oficializado com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, que dará suporte técnico por intermédio do Instituto de Pesca da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA)
O secretário-adjunto de Agricultura e Abastecimento, Rubens Naman Rizek Júnior, se reuniu no Paço com o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, para detalhar as ações propostas com o convênio, que é válido por dois anos. “Vamos agilizar e colocar em prática esse projeto, que será o pioneiro na região. Itanhaém será a primeira Cidade a ter uma estrutura desse tipo. Temos um litoral muito rico em pesca e não tem sentido não aproveitar esse potencial. Isso acaba sendo bom para os estudantes, que ganham uma alimentação saudável, e bom para a Prefeitura, que contribui para fortalecer a pesca e a economia local. O Estado deseja fomentar esse processo, levando sua tecnologia e estrutura técnica ao alcance do Município”, disse o secretário-adjunto.
Está em andamento em Itanhaém a construção da Central Municipal de Abastecimento, que ampliará os programas voltados à segurança alimentar na Cidade. No local funcionará o novo Banco de Alimentos, o projeto Feira do Produtor e os demais programas de segurança alimentar e geração de renda. Ao lado desse complexo, a Prefeitura projeta a construção de uma futura Unidade de Beneficiamento de Pescado, iniciativa que beneficiará mais de 4 mil pescadores artesanais do Município e demais cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista.
WORKSHOP – A Cidade promoveu, na segunda-feira (30), o  “IV Workshop: Inclusão do Pescado na Alimentação Escolar (AE)”. O evento abordou questões ligadas à inclusão do peixe na merenda desde temas como legislação sanitária, tais como, Serviço de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Estadual (SISP), Serviço de Inspeção Municipal (SIM), abordagem técnica e científica do Instituto de Pesca de Santos e a operacionalização efetiva dentro das secretarias de Educação. Os encontros ocorreram na E. M. Professora Diva do Carmo Alves de Lima, no Jardim Tanise, e no salão do Centro Cultural do Satélite Esporte Clube.
À tarde, no Satélite Esporte Clube, aconteceu o encontro técnico apresentado por Rúbia Yuri Tomita, diretora do Laboratório de Tecnologia do Pescado. Ela falou sobre a experiência compartilhada entre Prefeitura e o Instituto de Pesca para propiciar a inclusão do pescado sob a ótica de novas preparações. Em seguida, às 14h30, a gestora do Banco de Alimentos de Itanhaém, Luciana Melo, ministrou uma palestra com o tema ‘Ações e Estratégias da Prefeitura Municipal para viabilizar a inclusão do pescado na AE’.
A programação teve continuidade com o representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Luis Bonnet Alvarenga, que falou sobre o tema ‘Inclusão do pescado na AE e o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal’. Mais tarde, foram ministrados os temas ‘Inclusão do pescado na AE: Desafios da indústria de processamento’ e a ‘Inclusão do Pescado na AE no contexto da Secretaria de Educação do Estado de SP’. No final, aconteceu um debate mediado pelo Instituto de Pesca de Santos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário