quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Hugo Di Lallo comenta sobre os programas municipais de Itanhaém e seus avanços


Como vereador e ocupando hoje a liderança política do Governo Municipal no Legislativo de Itanhaém, pude perceber a transformação que a Cidade vivencia no momento atual. Com diversas obras em andamento, o foco foi direcionado para o desenvolvimento dos bairros por meio de ações e programas municipais que apontam para novas perspectivas de crescimento socioeconômico. Dessa forma, a Cidade se consolida cada vez mais como a “bola da vez” da Região Metropolitana da Baixada Santista.

O programa Minha Rua Melhor é apontado como o maior plano de pavimentação e urbanização da história da Cidade. A iniciativa contribui para melhorar as condições de vida dos moradores e valorizar os imóveis dos bairros. Já foram executadas ordens de serviço para mais de 200 vias localizadas em 10 regiões, totalizando um investimento de R$ 75 milhões. A reurbanização da Nova Cabuçu, que solucionará de vez os problemas com alagamentos naquela área, virou realidade e está em andamento.

A Nova Orla do Centro está em andamento e se tornou um novo cartão-postal turístico mesmo antes de ser concluída. Além da nova pavimentação e sistema novo de drenagem, a área conta com ciclovia, calçada para pedestres e iluminação. E ainda este ano, receberá bancos e nova vegetação para compor a paisagem no local.

O programa Cidade Segura funciona como apoio às ações realizadas pelo Governo do Estado na área da segurança. Estão previstos investimentos para equipar a Guarda Civil Municipal e já foi implantado o sistema de monitoramento por câmeras de vídeo em pontos estratégicos do Centro e das principais entradas e saídas da Cidade. E estão sendo iluminados 1.000 pontos escuros nos bairros dentro do plano de melhoria da iluminação pública.
                                                        
O programa Mais Saúde Nos Bairros foi concebido como um plano de ação com ênfase na saúde preventiva. Além da contratação de mais médicos para a rede municipal, já foram reformadas cinco unidades básicas de saúde.

O programa Morar Bem reúne todas as ações voltadas para o setor habitacional, como a construção de novas unidades e a regularização fundiária de áreas cujos imóveis não contam com escritura definitiva das propriedades. Atualmente estão sendo construídas 1.284 unidades no Bairro Guapurá, que já conta com 1.328 unidades erguidas, além de uma escola municipal.

O programa Aprendizado do Futuro conta com ações voltadas para o setor educacional. Estão sendo disponibilizados tablets para os alunos e notebooks para os professores, além de cursos de robótica e idiomas para os estudantes, além de um plano de capacitação permanente para os educadores.

O programa Mais Oportunidades é voltado para a capacitação profissional. A meta é formar até mil jovens por ano, proporcionando melhores condições para colocação no mercado de trabalho.

O Programa Itanhaém Conectada trouxe 124 pontos de acesso gratuito a internet sem fio nos bairros, além dos espaços digitais no Suarão e no Gaivota, que com o Acessa São Paulo do Centro do Cidadão, proporciona condições de acesso a rede mundial de computadores para todos os cidadãos.

O programa Pró-Servidor resultou na aprovação do tão esperado Plano de Carreiras para o funcionalismo municipal, além de outros benefícios importantes, como a concessão do auxílio-alimentação para servidores com remuneração de até R$ 1.180,00, a prorrogação da licença-maternidade de 120 dias para 180 dias, a concessão de licença-maternidade por motivo de adoção, faltas abonadas para todos os servidores efetivos, a redução da jornada semanal de 44 para 40 horas e auxílio transporte incluso na folha de pagamento mantendo desconto de 6%.

O programa Bairro a Bairro consiste na realização de audiências populares com os moradores dos bairros, além da montagem das tendas de atendimento, que levam os serviços da Prefeitura mais próximos da municipalidade. Um exercício de transparência e cidadania para o Governo e para os munícipes.

O programa Aqui Tem Esporte tem como meta inserir cerca de cinco mil crianças e jovens nas escolinhas de esporte que contam com apoio da Prefeitura. Modalidades como futebol, caratê, judô, surf estão entre as que são oferecidas neste programa. O resultado prático dessa ação é a melhora no desempenho dos jovens nas escolas, condição primordial para participar das atividades esportivas.

O programa Itanhaém Competitiva, que será lançado em breve, foca como objetivo principal fortalecer a economia. Compreende um pacote de ações, norteadas pelo Plano Diretor, que prevê a atração de investimentos para a Cidade. Grupos de trabalhos intersetoriais acompanham o desenvolvimento de importantes processos como a concessão do aeroporto de Itanhaém, a desburocratização na aprovação e emissão de alvarás e as criações da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e do Distrito Empresarial de Itanhaém.
Com essas ações que estão sendo desenvolvidas, temos confiança de estar no rumo certo para alcançar o desenvolvimento sustentável e proporcionar melhores condições de vida para a população.








Nenhum comentário:

Postar um comentário