sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Estudante de Itanhaém é primeiro lugar no concurso Câmera Educação da TV Tribuna

Consumindo a crise’ foi o tema da redação elaborada pela itanhaense Ana Paula dos Santos Nascimento que venceu o concurso Câmera Educação da TV Tribuna, direcionado aos alunos de escolas públicas e privadas dos municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira. A jovem do 9º ano, que conquistou o primeiro lugar na categoria comissão julgadora, é estudante da Escola Municipal Harry Forssell, instalada no bairro do Oásis.
Quais medidas devem ser tomadas para que as cidades não sofram com a crise do abastecimento de água hoje e pelos próximos anos?’ foi a temática proposta pelo concurso. Baseado neste assunto, os estudantes prepararam uma redação com sugestões sobre ações que possam superar os problemas hídricos vividos no País. 
Antes de concluir a redação, a estudante recebeu orientação da professora de Língua Portuguesa Tatiana Gil Carvalho. Em sala de aula, a aluna pesquisou sobre reportagens relacionadas à crise hídrica e estudou a estrutura de um texto argumentativo nos tablets, uma das ferramentas disponibilizadas pelo programa ‘Aprendizado do Futuro’.
“O prêmio foi mérito do esforço e aplicação da estudante. Trabalhamos na escola muito a questão da leitura, eles ficam livres e escolhem o livro que desejam ler. A ideia é contribuir para a formação de mais leitores, porque quando lemos, melhoramos o vocabulário, a interpretação textual e a redação”, destacou a professora. 
No texto escolhido pela comissão julgadora, a estudante mencionou algumas opções já adotadas por outros países, inclusive no Brasil, que podem trazer resultados positivos se forem ampliadas no futuro. Como por exemplo, o tratamento do esgoto, a reutilização da água da chuva e a dessalinização da água do mar, tornando-a potável.
“A preocupação com a água já vem desde o convívio familiar. Converso sempre com minha mãe sobre o assunto. Em casa, por exemplo, pegamos a água da chuva para limparmos o quintal. Além das sugestões apontadas na redação, cada pessoa deve fazer a sua parte e ter um consumo consciente”, ressalta a estudante Ana Paula.
A redação vencedora será transformada em matéria jornalística e será exibida nos telejornais da TV Tribuna. Os alunos que obtiveram as três primeiras colocações no concurso escolhido pela comissão julgadora e os três alunos autores das redações mais votadas pela internet participarão da elaboração e produção das matérias das redações vencedoras, com a orientação e acompanhamento dos profissionais da equipe de jornalismo da TV Tribuna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário