O projeto de segurança alimentar ‘Café com Mandioca’, desenvolvido pela Prefeitura de Itanhaém,com apoio total do vereador Hugo Di Lallo , tem como objetivo fomentar o plantio nas áreas urbanas e periurbanas de diferentes regiões do Município, além de incentivar o cultivo e o consumo do alimento enraizado na cultura caiçara. O projeto piloto é realizado na sede do Grupo Vida – Terceira Idade do Loty com o cultivo das primeiras mudas doadas pelos agricultores familiares de Itanhaém e a prática do café da manhã com mandioca cozida e servida com manteiga e açúcar ao gosto do caiçara.
A idéia é também resgatar hábitos da comunidade nordestina muito presente no Município, além de garantir uma fonte de energia matinal saudável. A previsão do projeto é atingir espaços cultiváveis nos demais grupos de terceira idade, escolas e unidades de saúde, além do plantio de outros alimentos funcionais até o final deste ano. A ação conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
“O nosso objetivo com este projeto era inicialmente atender esta demanda que são os grupos de melhor idade, começando o piloto pelo Loty. A ideia evoluiu para o fomento e implantação da agricultura urbana e periurbana em espaços públicos coletivos como PSF, UBS, escolas, visando o fortalecimento da segurança alimentar nutricional e do direito humano à alimentação adequada”, comenta a coordenadora do Banco de Alimentos, Luciana Melo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário