quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Região terá mais de 800 câmeras de monitoramento de segurança




INTEGRAÇÃO - Na Região serão ao todo 553 pontos com câmeras de videomonitoramento, sendo que serão implantadas 829 novas câmeras e ainda serão aproveitadas

O subsecretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, apresentou na manhã desta terça-feira, em Santos, na reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) a primeira etapa do trabalho realizado pelo Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública (Gamesp), que é coordenado pelo secretário adjunto de Segurança Pública, Antônio Carlos da Ponte. Um estudo sobre o sistema de videomonitoramento de três regiões do Estado foi realizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP).

Mesquita explicou que nesta primeira fase a prioridade será a integração dos sistemas já existentes. “Este trabalho é pioneiro, pela primeira vez estamos discutindo a Segurança Pública de forma regional e isso serve de modelo para outros estados do país”.
O escopo total do projeto que tem como finalidade principal auxiliar as forças de segurança vai contemplar 55 municípios que pertencem a três regiões do estado: a Baixada Santista com nove municípios, o Litoral Norte e Vale do Paraíba com 39 cidades e ainda o Aglomerado Urbano de Jundiaí com mais sete.

Na Baixada Santista serão ao todo 553 pontos com câmeras de videomonitoramento, sendo que serão implantadas 829 novas câmeras e ainda serão aproveitadas 1.712 já existentes, totalizando 2.541 câmeras. Na primeira etapa que será do fechamento dos acessos aos municípios da região serão 18 pontos e 58 câmeras novas. A Polícia Militar ficou encarregada de preparar o edital de licitação que deve ser aberto ainda no primeiro trimestre de 2015.

Itanhaém vai implantar em 2015 o programa Cidade Segura, que prevê instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da Cidade, além de iluminar mais de dois mil pontos escuros dos bairros.
O presidente do Condesb e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, destacou a importância da iniciativa. “Esse tipo de sistema já comprovou a sua eficácia no combate ao criminalidade. Será um instrumento importante para as prefeituras e para o Governo do Estado”.

PLANO METROPOLITANO - O Condesb aprovou a implantação de um sistema de monitoramento e avaliação do Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico (PMDE) que foi entregue em maio de 2014, com informações que visam nortear os investimentos em um prazo de 16 anos nas áreas de Mobilidade Urbana, Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Econômico. Este sistema de monitoramento já estava previsto na entrega do PMDE e garante a gestão dos dados, ações e estratégias de desenvolvimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário