quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Escola realiza “terapia artesanal” para promover interação e combater estresse

Na volta às aulas nada melhor do que iniciar as atividades escolares com as energias renovadas. Esta é a proposta do projeto ‘Válvula de Escape’, que apresenta aos funcionários da E. M. Professora Maria Conceição Luz, no Jardim São Fernando, técnicas de artesanato para uma espécie de “terapia” em grupo a fim de promover a interação social e evitar o estresse, prejudicial à saúde mental e física. Os encontros acontecem sempre no período de recesso e nas férias escolares.
A programação é sempre realizada em grupo, e os participantes produzem artesanatos com materiais reciclados visando transformá-los em esculturas, chapéus, caixas, sacolas e origamis para futuramente presentear amigos e parentes. O projeto atraiu a atenção de professores, estagiários, merendeiras e serventes em uma ação que tem como principal objetivo contribuir para a saúde e o bem-estar da equipe, além de estimular a criatividade.
“Todos trabalham em consonância, um trabalho em equipe. Além de profissionais, somos amigos”. A afirmação é da servente Maria Célia Medeiros de Toledo, funcionária há 23 anos da escola. Ela conta que em casa era muito agitada, mas melhorou bastante depois que passou a participar das atividades. “Aqui, ensinamos e aprendemos juntos”.
Diretor da escola e também idealizador do projeto, Roberto Carlos Ribeiro acredita que esta é uma forma de compartilhar o conhecimento e transformar o ambiente um lugar mais prazeroso. “Realizo a ação porque é um momento em que conversamos assuntos profissionais e pessoais. Para os professores, pode ser uma oportunidade de levar novas experiências à sala de aula. Há anos desenvolvo esta atividade com a professora de Língua Portuguesa Daniela Ruppini em uma escola estadual”, destaca.
AULAS – Nas escolas municipais os estudantes iniciam as atividades escolares no dia 11. Já os professores retornam uma semana antes, na próxima quinta-feira (4).


Nenhum comentário:

Postar um comentário