quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Academia ao ar livre promove vida saudável para a população


SAÚDE - A iniciativa faz parte do programa Cidade Saudável, que busca prevenir doenças crônicas e combater o sedentarismo 


A região do Gaivota recebeu a instalação de novos equipamentos para a prática de ginástica ao ar livre. Os 10 aparelhos implantados no início de novembro, na Praça do Artesanato servem como complemento às atividades realizadas na Academia da Saúde, com o monitoramento de um educador físico. As Academias ao Ar Livre integram o programa “Cidade Saudável”, que se baseia na prática de atividades físicas para prevenir contra o sedentarismo e doenças crônicas.

Os exercícios são feitos com o acompanhamento do educador físico Isaías José Gomes, que é responsável por coordenar as ações do grupo da Academia de Saúde do Gaivota. Com a finalidade de evitar lesões musculares, antes do início das atividades é feita uma série de alongamentos. Após o procedimento, os componentes passam a fazer uso dos aparelhos da Academia ao Ar Livre.

Cada um dos aparelhos possui uma função pré-determinada, com os exercícios localizados para trabalhar a parte óssea e muscular. O exemplo é o Twist Lateral que é responsável por trabalhar a cintura e o músculo vasto lateral localizado na região da coxa e o Leg Press que exercita a coxa e os membros inferiores. O aparelho nomeado como Suspino Vertical serve para uso exclusivo de pessoas com deficiência, pois trabalha o peitoral, tríceps e o bíceps.

O educador físico recomenda aos interessados em praticar as atividades físicas que  utilizem roupas leves, tênis, levar uma toalha e uma garrafa de água, principalmente em dias de calor, para evitar desidratação.

"O legal é que a academia ao ar livre abrange várias faixas etárias. Mas o ideal é a pessoa fazer os procedimentos corretamente com o acompanhamento de um profissional. O alongamento, por exemplo, é recomendado antes e após a efetuar os exercícios, somente. Se a pessoa fizer durante, isso pode fazer com que ela se lesione", alertou ele.
Tratamento e prevenção de doenças crônicas como a hipertensão, e o combate ao sedentarismo são um dos benefícios a partir da oferta à prática de exercícios. “Uma das doenças do século é a osteoporose, doença que deixa os ossos enfraquecidos. A prática de uma atividade física trabalha tanto na prevenção e no fortalecimento muscular”, acrescentou.

MORADORES DA REGIÃO DO GAIVOTA DESCREVEM OS BENEFÍCIOS

A aposentada Maria José de Oliveira, 56 anos, mudou-se para Itanhaém há seis meses e atualmente reside no bairro Bopiranga. Maria José possui bronquite asmática, além de problemas nos joelhos, duas das enfermidades crônicas que ela convive no dia-a-dia. "Fazia parte de um grupo de terceira idade do Gaivota. Uma amiga foi quem me indicou a Academia da Saúde, então eu vim para cá. E estou adorando, até me sinto bem melhor”, afirmou.

Após uma indicação de vizinhos, a cabeleireira Rita de Cássia Soares dos Santos, 39 anos, começou a participar das atividades ao ar livre, há menos de um mês. As melhorias nas condições físicas, porém, puderam ser sentidas desde o primeiro dia. “Eu acho uma beleza, porque a gente sente o aparelho mexendo com o nosso corpo. Frequento aqui, porque tenho um problema vascular e também na coluna. Sinto dores nas pernas, fora a bursite. Agora com os aparelhos, só não faz [atividade] quem não quer," disse.

Participante das atividades do grupo do Gaivota há quatro meses, a aposentada Josefa Rodrigues da Silva, 81 anos encontrou nos exercícios físicos uma das motivações para combater o diabetes e as dores que sente no joelho esquerdo.  
"Isso [academia ao ar livre] é algo bom não apenas para a gente. É bom para todo mundo. Eu brinco que nós passamos por aqui e nos balançamos um pouco. Além do joelho, eu tinha dores no corpo e também no braço. Mas melhorou muito,” concluiu.

ACADEMIAS EXISTENTES – Com o acréscimo do Gaivota, a Prefeitura de Itanhaém inseriu novos aparelhos para a prática de ginástica ao ar livre nos bairros do Suarão, Savoy, Nova Itanhaém e Nossa Senhora do Sion. Futuramente as regiões do Oásis, Umuarama, Centro, Cibratel, Jardim Oásis, Jardim Ieda, Chácara das Tâmaras, Guapiranga e Jardim Umuarama serão contemplados com a instalação, até o início de 2015.
As Academias  ao Ar Livre é uma conquista do vereador Hugo Di Lallo através de Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Luciano Batista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário