quinta-feira, 24 de abril de 2014

Lançamento do Programa de Equoterapia é adiado para maio


O uso de cavalos para o tratamento de pessoas com mobilidade reduzida e atraso no desenvolvimento pode ser um remédio natural na evolução de jovens e crianças com deficiência motora e intelectual. O lançamento do Programa Municipal de Equoterapia ‘Desenvolvendo a Vida’ marcado para dia 24, na Hípica Itanhaém, foi adiado para o mês de maio.

Após o lançamento, alunos das escolas municipais e usuários do Centro de Reabilitação Municipal (CRM) passarão a usufruir das técnicas inseridas no primeiro Programa Municipal de Equoterapia. As atividades realizadas em parceria com a Hípica Itanhaém são indicadas para o tratamento de diversas patologias e comprometimentos motores e cognitivos.

O tratamento não promete cura, mas auxilia no trabalho de recuperação e facilita a autoconfiança da pessoa com deficiência. E com a implantação do projeto, a Prefeitura de Itanhaém oferecerá atendimentos gratuitos acompanhados de uma equipe formada por fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudióloga e educador físico.  

Antes disso, o beneficiado passará por avaliações da equipe multidisciplinar que definirão o tratamento correto para cada usuário do serviço. As atividades acontecerão semanalmente com auxílio de dois cavalos em um tempo de até 45 minutos, além do acompanhamento de profissionais e equipamentos de segurança, como o capacete apropriado para a prática do exercício.

OS BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA – Segundo a professora de Educação Física da Rede Municipal, Camila Zanotto, que pesquisa sobre os benefícios da equoterapia no desenvolvimento motor para indivíduos com lesão medular, o processo de recuperação com o uso de cavalos é mais rápido e eficiente comparado a outros métodos.

“Mas por que o cavalo e não outro animal qualquer? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem ao chegar à equoterapia. O cavalo é utilizado como um instrumento de reabilitação devido ao movimento rítmico e repetitivo que ele produz, ajudando a melhorar o tônus muscular, equilíbrio, postura, coordenação e habilidades cognitivas”, explica Camila, que será a coordenadora do projeto em Itanhaém.

Segundo dados coletados pela professora para pesquisa de pós-graduação pela Universidade Gama Filho o tratamento é eficaz porque o cavalo possui um passo semelhante ao caminhar humano. “O dorso do animal envia impulsos via medula espinhal ao cérebro do praticante e essas informações, que são semelhantes ao caminhar humano, colaboram no aprendizado, reaprendizado ou correção do modo de andar”, finaliza.

APERFEIÇOAMENTO – A equipe, que será responsável pelo Programa, passará por capacitação ‘Curso Básico de Equoterapia’, realizado no Gati, no período de 28 de abril a 5 de maio. As inscrições para a participação no projeto acontecerão ainda no mês de maio.
Vale ressaltar que  o Projeto é de autoria do vereador Hugo Di Lallo em parceria com a Prefeitura Municipal de Itanhaém.








Nenhum comentário:

Postar um comentário