terça-feira, 25 de junho de 2013

Protesto SIM Vandalismo NÃO


Centenas de  cidades unidas por um mesmo ideal. Mais de 1.000.000 de vozes em coro nas ruas de todo o Brasil. As manifestações deste dia 20.06.2013 representam um marco na história da democracia, mas a beleza dos protestos foi embotada por uma explosão violenta de atos de vandalismo de norte a sul do País.

Infelizmente, mesmo diante do clamor por atitudes pacíficas, manifestantes radicais e marginais se aproveitaram do movimento da massa humana para delinquir. A sociedade deve demonstrar o seu repúdio à violência, à depredação, aos saques e à desordem.

Percebe-se que o povo brasileiro que foi às ruas não reconhece legitimidade aos seus representantes políticos, basta ver que a maioria das manifestações abominou as bandeiras dos partidos.

Todavia, se desejam mesmo promover mudanças, os manifestantes precisam ter foco: a pressão para reduzir o valor das passagens funcionou; outras demandas podem ser bem sucedidas também, inclusive as de longo prazo. É preciso ter objetivos bem definidos, ter propostas, negociar soluções.

Os confrontos devem ser evitados e, para tal, os manifestantes pacíficos, que é a arrasadora maioria, devem identificar e isolar os radicais, os depredadores, os saqueadores, enfim, os violentos, mesmo porque outras formas de pressão podem ser utilizadas, proporcionando caminhos menos turbulentos para atingir os objetivos traçados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário