quinta-feira, 28 de março de 2013

Conheça mais sobre a Sexta feira Santa e a Páscoa



 A sexta-feira santa ou sexta-feira da paixão é uma data de profundo respeito e reflexão.Jesus foi julgado, condenado e crucificado nessa data. Ele aceitou morrer para nos salvar, salvar os pecados dos homens.A sexta feira santa é o ápice da semana santa quando Jesus é julgado e condenado a crucificação, uma morte cruel praticada pelo império romano. Entenda o verdadeiro significado dessa data tão respeitada no mundo católico e por cristãos de todo o mundo.


Qual o significado do sábado de aleluia também conhecido como sábado santo, dia de reflexão e de vigília na espera da ressurreição do salvador.

A semana santa é composta de várias datas com forte simbolismo, com simbologia que explica a morte e ressurreição de Jesus.

O sabado santo ou sábado de aleluia é também conhecido como vigília pascal, período em que as pessoas se reunem em profunda oração aguardando a ressurreição do Cristo Salvador.

Esse é um dia de reflexão, vigília, espera pelo momento da ressurreição de Jesus, sua volta triunfante do mundo dos mortos para salvar os homens de todos os seus pecados, um ato de amor supremo pela humanidade.

Devido a esse momento de vigília e reflexão que o sábado santo ou sábado de aleluia é tão respeitado pelos cristãos, pelas pessoas que realmente entendem o que é a páscoa.


A Páscoa entre os cristãos
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém
  
A História do coelhinho da Páscoa e os ovos  
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário