terça-feira, 13 de novembro de 2012

Centro de Solução de Conflitos e Cidadania participa da Semana Nacional de Conciliação


Centro de Solução de Conflitos e Cidadania participa da Semana Nacional de Conciliação

Você não pode perder tempo? Então por que brigar na Justiça quando você pode fazer um acordo rápido e sem custos para solucionar o seu problema? Vem aí a Semana Nacional de Conciliação. Entre os dias 7 e 14 de novembro, não importa de que lado você esteja, é hora de conversar, negociar e chegar a um acordo justo e bom para todos. Afinal, quem concilia sempre sai ganhando.

Todo cidadão pode procurar a Justiça para reivindicar seus direitos, caso se sinta lesado ou ameaçado. A cada dia, o Judiciário dispõe de acesso mais fácil para quem deseja ver sua reivindicação atendida com redução de tempo e custos. A conciliação é um deles, pois representa a resolução de um conflito judicial de forma simplificada para ambas as partes. Por isso, vem se consolidando como alternativa eficaz, rápida e satisfatória para solucionar diversas causas.

Por meio da conciliação, as partes – pessoas que participam de um processo judicial, ora como autor (dando início ao processo), ora como a parte que se defende – comunicam ao tribunal onde o processo tramita – corre, segue etapa por etapa – a intenção de conciliar, ou seja, a vontade de fazer um acordo. Desse modo, é marcada uma audiência e, no dia agendado, as próprias partes, perante o conciliador (que faz o papel de facilitador), acordam a solução mais justa para ambas.


O Centro de Solução de Conflitos e Cidadania de Itanhaém realizou 800 sessões de mediação/conciliação nos primeiros seis meses de funcionamento, registrando uma média diária de 40 pessoas por dia no atendimento só no mês de setembro. O espaço funciona no interior do Centro do Cidadão, que fica no Terminal Rodoviário de Itanhaém (Avenda Harry Forssell, 1.505, Jardim Sabaúna). A medida representou um avanço para o setor da Justiça, porque contribui para evitar a sobrecarga de processos nas varas cíveis.Destas 800 sessões, foram obtidos 286 acordos. No último mês de setembro, passaram pelo Centro 600 pessoas, com cerca 30 a 40 atendimentos diários.

os casos atendidos estão: brigas entre vizinhos, acidentes de trânsito, despejo, reintegração de posse, recebimento de dívidas, relação de consumo, problemas com empresas de telefonia, cobranças indevidas, divórcio, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade/maternidade, guarda de menor, entre outros.

A chefe de seção do Centro, Luciana Andrade de Jesus, explica que a proposta consiste em buscar o entendimento de ambas as partes, por meio de um foro amigável. “Muitos casos que vão para as chamadas vias de fato no meio judicial podem ser solucionados com um pouco de bom senso das duas partes envolvidas. A solução chega bem mais rápido”.

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