sexta-feira, 2 de novembro de 2012

15 dicas infalíveis do que fazer 24 horas antes do Enem para se dar bem


15 dicas infalíveis do que fazer 24 horas antes do Enem para se dar bem
O Enem 2012 será realizado no dia 3 e 4 de novembro, sendo que dia 2 é feriado. O que fazer faltando 24 horas para o Enem? Estudar, viajar, sair? Confira dicas de professor pedagógico

O professor de um cursinho ofereceu dicas valiosas de como se portar, o que fazer e até o que evitar faltando de 24 a 1 hora antes do Enem. As dicas não tratam sobre o conteúdo da prova, elas servem para diminuir o nervosismo e aumentar a sua saúde mental e física para que você consiga dar o seu melhor no provão.
 "O Enem é uma maratona. 4 horas e meia no sábado e 5 horas e meia no domingo. O estudante tem que estar descansado para que obtenha sucesso na prova. Se ele estiver mental ou fisicamente prejudicado, isso influirá negativamente em seu rendimento", afirma
                                                                                    o professor de cursinho para o Enem.

Confira 15 dicas do que fazer a horas do Enem:

1- Durma bem e cedo
"É importante que o aluno não esteja, de forma alguma, cansado para fazer a prova. Portanto, o mais importante é que o estudante tenha dormido cedo e bem", aconselha Célio Tasinafo.

2- Não abuse no esporte
"Se você gosta de fazer esporte ou ir à academia, pratique um pouco na véspera. Mas jamais perto da hora de dormir e não mais de 1 hora. Se não, você se cansará fisicamente para o Enem."

3- Não beba
"O estudante não pode consumir bebidas alcoólicas na véspera do Enem porque ele não disposto no dia seguinte para a maratona de provas."

4- Não coma alimentos estranhos
"Não ingira alimentos com os quais você não está acostumado, pois você pode ter uma indigestão na hora da prova. Por exemplo, não invente de comer acarajé pela primeira vez logo no dia 2 de novembro."

5- Saia com os amigos
"Não é bom ficar em casa entediado aumentando sua ansiedade em relação ao Enem. Ao invés disso, saia com seus amigos. Mas faça programas leves e chegue cedo em casa. Uma sugestão é ir ao cinema. Nada de baladas!".

6- Não estude
"Em geral, não é bom estudar na véspera do Enem. Muito menos faltando algumas horas para o exame, porque a probabilidade de você aprender algo útil em menos de um dia é mínima. Por outro lado, a probabilidade de você se desesperar com a quantidade de matéria que tem para estudar é imensa. Portanto, preze pelo seu sossego e sanidade mental antes e durante a prova. Se, mesmo assim, você não consegue ficar sem estudar, assista a um filme ou programa histórico, educativo. Ou talvez um documentário. Mas nada muito pesado, para não cansar nem estressar você antes do provão."

7- Visite o local de provas antes
"Verifique se o local é de fácil acesso. Calcule quanto tempo você demora a chegar lá. Se você sabe que vai se estressar com a sua carona, encontre outra maneira de chegar. Considere o trânsito. Lembre que milhares de pessoas também vão querer chegar no mesmo lugar que você. Se for de transporte público, lembre-se de que as linhas de ônibus no final de semana funcionam com menos rapidez."

8- Coma antes
"Coma uma hora antes de sair de casa para não chegar empanturrado. Mas, de forma alguma, chegue com fome. Tenha bom senso na hora de comer."

9- Faça um checklist antes de sair de casa
"Verifique se você está levando mais de uma caneta preta, no caso de uma delas estourar ou para de funcionar. Separe seu documento de identidade, pois ele será necessário no dia. Leve consigo algo para comer durante a prova, mas nada muito pesado."

10- Substitua o chocolate por uma bala de caramelo
"O chocolate é bom porque oferece energia numa hora em que necessitamos, quando as letras já estão embaralhadas e nossa mente está cansada. Porém, ele é de difícil digestão. Por isso, substitua o chocolate por uma bala de caramelo, que terá os mesmos efeitos e é digerida mais facilmente."

11- Leve água
"Novembro é um mês muito quente em todo o País. Portanto, traga uma garrafinha de água para se hidratar. A água também ajuda a acalmar e fazer os pensamentos fluírem melhor. Porém, não exagere, se não você terá que ir ao banheiro na hora da prova."

12- Não chegue cedo demais
“Também não precisa chegar lá às 9 horas, sendo que a prova é à 1 da tarde. Você ficará mal acomodado, em pé ou sentado no chão, terá, provavelmente, dor nas costas, sob o sol, entre outros. Chegue uma hora antes, no horário que, inclusive, os portões são abertos, às 12 horas."

13- Não coma comidas do local
"A comida vendida na frente do local onde você fará a prova nem sempre é da melhor qualidade. Aquela salsicha do cachorro quente pode estar estragada ou aquela fritura pode ser forte demais. Prefira comidas leves, industrializadas e, de preferência, traga-as de casa."

14- Chegando no local... 
"Vá ao banheiro, fique em um local arejado, na sombra, sem muito barulho e fique perto de pessoas que não estejam desesperadas. Não escute aqueles que estão debatendo matérias, números, datas; pois isso pode te desesperar se você não souber do que eles estão falando. Normalmente, quem vem com esses quizzes, não sabe mais nada além do que está debatendo."

15- Não perca tempo durante a prova
Se você tiver seguido todas as dicas, não terá problemas na hora em que estiver realizando a prova. "Como tempo é curto, se você parar para ir ao banheiro, ou não souber controlar sua fome, você perderá um tempo precioso e isso pode atrapalhar seu rendimento", finaliza o professor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário