Nesta segunda - feira (07), acompanhando a sessão ordinária na Câmara Municipal de Itanhaém assisti a aprovação do Projeto de Lei 75/11 que criou o Conselho Municipal de Juventude. O projeto de autoria do executivo foi aprovado com uma emenda apresentada pela vereadora Regina, segundo a qual os membros do CMJ deverão estar na faixa etária de 15 a 29 anos de idade, o que me exclue de uma possível participação, mas que muito me alegra a medida que o conselho visará representar e abrir espaços para a participação da juventude nas políticas públicas de nossa cidade.Vemos esta atitude com muito bons olhos e vital importância para que nossa juventude possa participar, bem como colaborar para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os jovens de nossa cidade. Acredito também que a partir deste momento os jovens se sentirão muito mais a vontade para participar, posto que terão através do conselho uma oportunidade de se expressarem de forma mais ordenada e respeitada diante da sociedade e principalmente do poder público.
Quem não se lembra dos movimentos no passado liderados pela juventude de nosso País que mobilizou a nação, tais como: O Petróleo é nosso, Diretas Já e o Impeachment do Presidente Collor que ficou conhecido como "Os caras pintadas", isso serviu para nos mostrar a força que os jovens podem exercer diante a sociedade. Eu mesmo que no passado ingressei na política participando da juventude dos partidos em 1998 na JPS (Juventude do Partido Popular Socialista) e mais tarde sendo presidente da JSB (juventude Socialista Brasileira), digo que tenho o maior orgulho de ter participado e que isto contribuiu muito para minha formação política de hoje.
Atribuições do Conselho Municipal de Juventude
• Propor estratégias de acompanhamento e avaliação das políticas públicas municipais voltadas à juventude
• Promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da situação juvenil, objetivando contribuir na elaboração de propostas de políticas públicas.
• Apresentar propostas de políticas públicas e outras iniciativas que visem assegurar e ampliar os direitos da juventude
• Colaborar com a Administração Municipal na implementação de políticas públicas voltadas ao atendimento das necessidades da juventude.
• Articular-se com os conselhos nacional e estadual de juventude e outros conselhos municipais setoriais, para ampliar a cooperação mútua e o estabelecimento de estratégias comuns para implementar políticas públicas de juventude.
• Promover e participar de seminários, cursos, congressos e eventos correlatos para a discussão de temas relativos à juventude e que contribuam para o conhecimento da realidade do jovem na sociedade.
• Fomentar o associativismo juvenil, prestando apoio e assistência, quando solicitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário