O ano de 2010 foi um grande laboratório para o uso das redes sociais nas eleições. O sucesso da campanha de Obama em 2008 demonstrou a eficácia das ferramentas tanto na mobilização quanto na geração de buzz.
No Brasil, as redes sociais não tiveram seu uso pleno durante o processo eleitoral. Por desconhecimento, muitas vezes, alguns candidatos utilizaram a rede apenas como um canal de propaganda estática, ignorando a premissa das redes sociais: a interatividade.
Se por um lado os políticos ainda não se habituaram às redes, por outro, a web ainda não agregou valor de fato neste segmento. O crescente número de usuários não reflete um uso costumeiro da internet como meio de interação com temas mais sérios, como a política, por exemplo.
Enfim, não foi desta vez que as redes sociais se tornaram decisivas na escolha do voto no Brasil. Daqui a dois anos acontecem as eleições municipais. Os candidatos precisam aprimorar o conhecimento sobre essas novas tecnologias, adquirindo novas experiências a fim de provocar um maior interesse do eleitor.
Thiago Zanotto
Publicitário
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