segunda-feira, 2 de março de 2015

Programa Cidade Saudável está presente em diversos bairros do Município


ITANHAÉM SAUDÁVEL - A importância deste projeto para a população é a prevenção de problemas de saúde, como diabetes, hipertensão, colesterol e outras doenças crônicas
Moradores dos bairros Guapurá, Gaivota, Oásis, Coronel e Savoy têm a oportunidade de ter aulas gratuitas de ginástica. Para participar, é necessário os interessados comparecerem nos locais onde possuem as Academias ao Ar Livre. As atividades físicas são monitoradas por um profissional, que presta orientação e ensina técnicas de alongamento para quem for utilizar os equipamentos das academias. É recomendado que utilizem roupas leves, tênis, levar uma toalha e garrafa d’água para hidratação. (confira abaixo locais e horários).
O Programa Cidade Saudável, desenvolvido pela Prefeitura, tem o objetivo de incentivar a população a cuidar da saúde na pratica de exercícios físicos. As academias de cada bairro são vinculadas as Unidades de Saúde da Família (USF).
Os exercícios são feitos com o acompanhamento do educador físico Isaías José Gomes, que também é responsável por coordenar as ações do grupo da Academia de Saúde do Gaivota. “Todas as pessoas de diversas idades que estejam dispostas e interessadas podem participar dos alongamentos. A importância deste projeto para a população é a prevenção de doenças crônicas, diabetes, hipertensão e colesterol. É sempre bom ter acompanhamento de um profissional e é necessário fazer alongamento antes e após utilizar os aparelhos”.
A Academia ao Ar Livre chegou ao bairro com a iniciativa do grupo Conexão Guapurá, em parceria com o Instituto Elos. Após a chegada dos aparelhos procuraram um educador físico, que foi cedido pela Prefeitura para ajudá-los na utilização correta dos equipamentos.
Os aparelhos foram implantados no Guapurá há dois meses e, em média, 20 pessoas participam. Na região do Savoy é onde há mais participantes, com cerca de 70 em cada aula. São 13 equipamentos na Academia ao Ar Livre, onde cada aparelho trabalha uma parte específica do corpo, como perna, glúteo, bíceps, peitoral, entre outros.
A munícipe Andreia da Silva Pires, 43 anos, participa das aulas no Guapurá. “Recebemos benefícios em uma boa saúde, conhecemos uns aos outros, fazemos novas amizades e a partir disso convidamos mais pessoas”.
A jovem Rarielyn Helena da Silva, 18 anos, há dois meses faz parte da Academia ao Ar Livre. “Participo desde quando chegou ao bairro, vieram junto comigo minha mãe e minha tia. Não tenho nenhuma doença e participo por livre e espontânea vontade”.
A moradora Rose Aparecida Silva, 35 anos, já obteve resultados positivos após participar das atividades. “Eu sentia dores no joelho e andava mancando. Praticando os alongamentos e utilizando os aparelhos da academia, agora sinto mais firmeza para caminhar e melhorias na circulação”.
A Agente de Saúde Ediane Cristina Tomé da Silva, 25 anos, é quem auxilia o educador físico Isaías. Em todas as aulas, ela tem a função de anotar o nome e idade dos participantes. Ediane afirma que se sente mais disposta desde quando começou a participar dos alongamentos e utilizar os aparelhos.
Confira locais e horários:
Guapurá: Terça-feira, Rua 33, às 8h30
Gaivota: Quarta-feira, Praça ao lado da Unidade de Saúde, às 14h30
Oásis: Quarta-feira, em frente a E.M. Harry Forssell (Rua Emídio de Souza, 2.688), às 8h30
Savoy: Quinta-feira, Praça Ana Costa da Silva, às 8h30
Coronel: Sexta-feira, dentro da Unidade de Saúde (Avenida Domingos Perez Domingues, 734), às 8h30



Nenhum comentário:

Postar um comentário